São Mateus, capítulo 24, versículos 3 a 14.
O PRINCIPIO DAS DORES. ESCLARECIMENTOS DE HUMANO CONSOLADOR.
Leitura por Inês e Carlos Alberto
Estando Jesus sentado no monte das Oliveiras, chegaram seus discípulos em particular, dizendo-lhe: Declara-nos, quando sucederão estas coisas, e qual o sinal da tua vinda e do fim do mundo?
Respondeu Jesus: Vede que ninguém vos engane.
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos.
E haveis de ouvir falar de guerras e rumores de guerra: olhai não vos assusteis, porque é necessário que assim aconteça, mas não é ainda o fim.
Porque se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em diversos lugares.
Porém tudo isto é o princípio das dores.
Então sereis entregues à tribulação e vos matarão, e sereis odiados por todas as nações por causa do meu nome.
Nesse tempo muitos hão de se escandalizar e traírem-se uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
E hão de se levantar muitos falsos profetas e a muitos enganarão. E por se multiplicar a iniquidade, resfriar-se-á o amor da maior parte dos homens.
Todavia quem perseverar até o fim, esse será salvo.
E será pregado este Evangelho do Reino por todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
INTERPRETAÇÃO DESTA PASSAGEM POR HUMANO CONSOLADOR, O TERCEIRO REVELADOR
Como os discípulos tinham chamado a atenção de Jesus, mostrando-lhe os edifícios do templo, as pedrarias e ornamentos, sobre cujas edificações ele respondeu: Vede tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra, que não seja derrubada.
Depois, estando Jesus sentado no monte das Oliveiras, chegaram seus discípulos em particular, dizendo-lhe: Mestre, declara-nos quando sucederão estas coisas, e qual o sinal da tua vinda e do fim do mundo?
Jesus, lenta e calmamente foi esclarecendo os perigos e os fenômenos e sinais que apareceriam no céu e na terra, que mostrariam claramente o fim.
Depois da interrogação dos discípulos, Jesus respondeu: Vede que ninguém vos engane.
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos. Já têm vindo ao mundo falsos Cristos, fazendo milagres e enganando a muitos, mas não têm prevalecido as suas missivas mentirosas.
E haveis de ouvir falar de guerra e rumores de guerras: olhai, não vos assusteis, porque é necessário que assim aconteça, mas não é ainda o fim; todos estes sinais já têm decorrido na era Cristã.
Porque se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em diversos lugares. Esta profecia se está cumprindo em nossos dias, nunca apareceu em plano geral um tempo mais difícil para os deserdados da sorte na vida material: a carestia alimentada pelo amor próprio e o interesse próprio está lançando na fome milhares de criaturas. Quanto aos terremotos, somos testemunhas que vivemos a presente existência deste movimento fenomenal extraordinário, dos acontecimentos vaporosos, químicos e vulcânicos registrados em nossos dias, bem como o movimento atmosférico que nos apresentam as chuvas diluviais e as tempestades destruidoras, que estão ao alcance da contemplação de todos.
Porém, Jesus disse que tudo isto é o princípio das dores.
Então sereis entregues à tribulação, e a muitos vos matarão, e sereis odiados por todas as nações por causa de meu nome. Esta profecia já passou no tempo da perseguição dos verdadeiros cristãos, os quais ainda têm que sofrer um pouco, antes de ver o Reino de Deus estabelecido sobre a terra.
Jesus ainda disse a seus discípulos, a seus seguidores e ao mundo: Nesse tempo do fim do materialismo, muitos hão de se escandalizar e traírem-se uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
E hão de se levantar muito falsos profetas e a muitos enganarão.
E por se multiplicar cada dia mais a iniquidade, resfriar-se-á o amor da maior parte dos homens, tornando-se falsos, ingratos e perversos.
Todavia, quem não desfalecer na luta contra o mal, na conquista do Reino de Deus e perseverar até o fim, esse será salvo.
E será pregado este Evangelho do Reino de Deus por todo o mundo, em testemunho a todas as nações e então virá o fim.
Voltar à Página Inicial
