IRMANDADE DO PURO CRISTIANISMO
Expressão Científica E Filosófica Da Regeneração Humana.
Segunda Mensagem da Terceira Revelação.
Duas Barras – Nova Jerusalém – Birigui – São Paulo – Brasil
Início dos trabalhos na década de 1920, Fundada no ano de 1933 e registrada oficialmente no ano de 1939.
FUNDADOR: João Lopes Hidalgo, Nome Espiritual, Humano Consolador, O Terceiro Revelador.
Liga Mundial Infinita da Espécie Humana e de Todas as Coisas de Vida. Puro Cristianismo, Lei Natural, Obra de Vida Eterna, Pela Lei do Amor e da Prática do Bem.
EVANGELHO NOVO TESTAMENTO. OS RESUMOS DE CADA LIVRO DO NOVO TESTAMENTO, JUNTAMENTE COM SUA DESCRIÇÃO. AS DESCRIÇÕES SÃO BEM RESUMIDAS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÕES DADOS EXTRAÍDOS DE EVANGELHOS PUBLICADOS E RELATOS BÍBLICOS E DE HISTORIADORES PESQUISADOS NA INTERNET.
AS COMPLEMENTAÇÕES SÃO CITADAS POR DAVID MONTORO SALMEIRÃO E PARTE POR ADEMIR MONTORO, COM BASE EM SEUS ESTUDOS E NAS MENSAGENS DE HUMANO CONSOLADOR, O TERCEIRO REVELADOR.
MATEUS (O Evangelho segundo Mateus) – . Levi Mateus, o ex-coletor de impostos, que trabalhava para o governo romano (Mateus 9:9) é seu autor. Sua escrita mostra que teve muito interesse em contabilidade (18:23-24; 25:14-15). O tema deste evangelho é Cristo, Rei. Este Evangelho cita muitos textos do Antigo Testamento. Ele se destinava primordialmente ao público judeu, para o qual apresentava Jesus como o Messias prometido nas Escrituras do Antigo Testamento. Mateus narra a história de Jesus desde seu nascimento até sua ressurreição e põe ênfase especial nos ensinamentos do Mestre.
MARCOS (O Evangelho segundo Marcos) – Marcos escreveu um Evangelho curto, conciso e cheio de ação. Seu objetivo era aprofundar a fé e a dedicação da comunidade para a qual ele escrevia. O jovem João Marcos, o mais novo discípulo de Jesus. Foi um seguidor e um ajudador. Ele não era alguém sem defeitos, ao contrário, era uma pessoa que lutou contra suas fraquezas e as venceu. É um livro de ação, sendo que a palavra “imediatamente” aparece mais de 40 vezes. O tema deste livro é “Cristo, o Servo”.
LUCAS (O Evangelho segundo Lucas) – Neste Evangelho é enfatizado como a salvação em Jesus está ao alcance de todos. O evangelista mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade. O médico Lucas foi provavelmente o único autor gentio no Novo Testamento. Ao escrever este evangelho, se fundamentou em pesquisas profundas fazendo deste um documento histórico. Ele apresenta como tema “Cristo, o Filho do homem”. Lucas não conviveu pessoalmente com Jesus e por isso a sua narrativa é baseada em depoimentos de pessoas que testemunharam a vida e a morte de Jesus. (Comentários do David: Foi o apóstolo Lucas quem juntou, fez as transcrições dos manuscritos e organizou todas as passagens que formam o Evangelho, Novo Testamento, inclusive as escritas, dos discípulos de Paulo,)
JOÃO (O Evangelho segundo João) – O Evangelho de João, pela sua forma, se coloca à parte dos outros três. João organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. Seu estilo literário é reflexivo e cheio de imagens e figuras. O discípulo amado, irmão de Tiago, por seu temperamento muito forte foi chamado de ‘o filho do trovão’ (Mc 3:17). Foi o último evangelho a ser escrito. O propósito central do evangelho de João é mostrar que Jesus é o “Verbo Eterno”, é o próprio Deus encarnado.
Comentários e esclarecimentos, através de estudos e conhecimentos espirituais, realizados pelos irmãos Ademir e David:
Embora os relatos dos historiadores mencionem que o discípulo de João, irmão de Tiago, foi quem escreveu o Quarto Evangelho, entendemos que foi João Batista quem recebeu de Jesus o Quarto Evangelho. As Mensagens do Quarto Evangelho são mais ou menos idênticas às Mensagens de Humano, o Consolador. Entendemos ainda que João Batista transmitiu pessoalmente e/ou espiritualmente para João Evangelista escrever o Quarto Evangelho e deixar registrado em documentos e que posteriormente fez parte do Evangelho, O Novo Testamento. Se observarmos atentamente, estes dois Espíritos adotaram os mesmos procedimentos agora na Terceira Revelação, pois Humano transmitiu a Paco pessoalmente e espiritualmente a Profecia Natural Mediante Humano e outras Mensagens. Paco corrigiu para o Português, escreveu em manuscrito e datilografado os livros que compõe a Profecia. Ainda esclarecemos que João Batista fez parte do Ministério de Jesus. João Batista foi também discípulo de Jesus, auxiliando-o para formar o Primeiro Ministério. Com a sua morte, por importância espiritual, deve ter sido substituído por Pedro. Observa-se pelas escritas do Quarto Evangelho, o grau de Espiritualidade de João Batista, citando a vida de Jesus mais profundamente. João Batista é o mesmo espírito de Humano, o Consolador, O Terceiro Revelador, Responsável pela Segunda Mensagem da Terceira Revelação e João Evangelista é o mesmo espirito de Paco, auxiliar e substituto de Humano. Mais um destaque para comprovar o grau de espiritualidade desses 3 espíritos, sendo que Jesus e João Batista, já estavam desencarnados, se encontraram com João Evangelista que vivia na Ilha de Patmos, encarnado, e transmitiram a ele as Revelações do Apocalipse, o qual escreveu e fazem parte do Evangelho.
ATOS (Atos dos Apóstolos) – Quando Jesus deixou os seus discípulos, o Espírito Santo veio habitar com eles. Este livro foi escrito por Lucas para ser um complemento ao seu Evangelho. Ele relata eventos da história e da ação da igreja cristã primitiva, mostrando como a fé se propagou no mundo mediterrâneo de então. Este livro nos oferece o registro da expansão do cristianismo, desde o dia da descida do Espírito Santo, no dia do Pentecostes, até a chegada de Paulo a Roma para pregar o Evangelho na capital do mundo.
ROMANOS (Carta de Paulo aos Romanos) – Nesta importante carta, Paulo escreve aos romanos sobre a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que crêem em Cristo. O apóstolo reafirma a grande bondade de Deus e declara que, através de Jesus Cristo, Deus nos aceita e nos liberta de nossos pecados.
1 CORÍNTIOS (Primeira Carta de Paulo aos Coríntios) – Esta carta trata especificamente dos problemas que a igreja de Corinto estava enfrentando: dissensão, imoralidade, problemas quanto à forma da adoração pública e confusão sobre os dons do Espírito.
2 CORÍNTIOS (Segunda Carta de Paulo aos Coríntios) – Nesta carta o apóstolo Paulo escreve sobre seu relacionamento com a igreja de Corinto e as dificuldades que alguns falsos profetas haviam trazido ao seu ministério.
GÁLATAS (Carta de Paulo aos Gálatas) – Esta carta expõe a liberdade da pessoa que crê em Cristo com respeito à lei. Paulo declara que é somente pela fé que as pessoas são reconciliadas com Deus.
EFÉSIOS (Carta de Paulo aos Efésios) – O tema central desta carta é o propósito eterno de Deus: Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, que é formada a partir de muitas nações e raças. Filipenses (Carta de Paulo aos Filipenses) – A ênfase desta carta está no gozo que o crente em Cristo encontra em todas as circunstâncias da vida. O apóstolo Paulo a escreveu quando estava encarcerado.
COLOSSENSES (Carta de Paulo aos Colossenses) – Nesta carta o apóstolo Paulo diz aos cristãos de Colossos que abandonem suas superstições e que Cristo seja o centro de sua vida.
1 TESSALONICENSES (Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses) – O apóstolo Paulo dá orientações aos cristãos de Tessalônica a respeito da volta de Jesus ao mundo.
2 TESSALONICENSES (Segunda Carta de Paulo aos Tessalonicenses) – Como em sua primeira carta, o apóstolo Paulo fala do retorno de Jesus ao mundo. Também trata de preparar os cristãos para a vinda do Senhor.
1 TIMÓTEO (Primeira Carta de Paulo a Timóteo) – Esta carta serve de orientação a Timóteo, um jovem líder da igreja primitiva. O apóstolo Paulo lhe dá conselhos sobre a adoração, o ministério e os relacionamentos dentro da igreja.
2 TIMÓTEO (Segunda Carta de Paulo a Timóteo) – Esta é a última carta escrita pelo apóstolo Paulo. Nela lança um último desafio a seus companheiros de trabalho.
TITO (Carta de Paulo a Tito) – Tito era ministro em Creta. Nesta carta o apóstolo Paulo o orienta sobre como ajudar os novos cristãos.
FILEMOM (Carta de Paulo a Filemom) – Filemom é instado a perdoar seu escravo, Onésimo, que havia fugido. Filemom deveria aceitá-lo de volta como a um amigo em Cristo.
HEBREUS (Carta aos Hebreus) – De autoria controversa, esta carta exorta os novos cristãos a não observarem mais rituais e cerimônias tradicionais, pois, em Cristo, eles já foram cumpridos. Outros estudos dizem que são Cartas do apóstolo Paulo às diversas igrejas na qual fundou, exortando e dando orientações. Também escreveu cartas pessoais, com o objetivo de aconselhar líderes em seu ministério.
TIAGO (Carta de Tiago) – O irmão de Jesus chamado Tiago tem sido aceito como seu autor. Ele veio a ser um líder reconhecido da igreja de Jerusalém nos tempos apostólicos (Atos 12:17; 15:13; 21:18). Tiago aconselha os cristãos a viverem na prática a sua fé, oferecendo ideias sobre como isso pode ser feito.
1 PEDRO (Primeira Carta de Pedro) – O apóstolo Pedro destina esta epístola aos “forasteiros da dispersão” (1:1). Tais pessoas eram crentes espalhados pelo mundo, sendo de origem judia. Foi escrita por volta de 67 depois de Cristo. Esta carta foi escrita para confortar os cristãos da igreja primitiva que estavam sendo perseguidos por causa de sua fé.
2 PEDRO (Segunda Carta de Pedro) –O apóstolo Pedro destina esta epístola aos “forasteiros da dispersão” (1:1). Tais pessoas eram crentes espalhados pelo mundo, sendo de origem judia. Foi escrita por volta de 67 depois de Cristo. Nesta carta o apóstolo Pedro adverte os cristãos sobre os falsos mestres e os estimula a continuarem leais a Deus.
1 JOÃO (Primeira Carta de João) – Esta carta explica verdades básicas sobre a vida cristã com ênfase no mandamento de amarem uns aos outros. O discípulo amado, chamado João, o mesmo que escreveu o evangelho e o livro de Apocalipse.
(comentários do David: Conforme historiadores quando João Evangelista, após escrever o Apocalipse na Ilha de Patmos, recebeu anistia e foi transferido para Éfeso, onde escreveu mais três Epístolas que estão no Evangelho.)
2 JOÃO (Segunda Carta de João) – Esta carta, dirigida à “senhora eleita e aos seus filhos”, adverte os cristãos quanto aos falsos profetas. O discípulo amado, chamado João, o mesmo que escreveu o evangelho e o livro de Apocalipse.
(comentários do David: Conforme historiadores quando João Evangelista, após escrever o Apocalipse na Ilha de Patmos, recebeu anistia e foi transferido para Éfeso, onde escreveu mais três Epístolas que estão no Evangelho.)
3 JOÃO (Terceira Carta de João) – Em contraste com sua Segunda Carta, esta fala da necessidade de receber os que pregam a Cristo. O discípulo amado, chamado João, o mesmo que escreveu o evangelho e o livro de Apocalipse.
(comentários do David: Conforme historiadores quando João Evangelista, após escrever o Apocalipse na Ilha de Patmos, recebeu anistia e foi transferido para Éfeso, onde escreveu mais três Epístolas que estão no Evangelho.)
JUDAS (Carta de Judas – não o iscariótis) – Judas adverte seus leitores sobre a má influência de pessoas alheias à irmandade dos cristãos. Ele se identifica como irmão de Tiago (verso 1), o líder da igreja de Jerusalém (Atos 15) e meio irmão de Jesus. Ele escreve esta carta com o intuito de defender a fé apostólica contra falsos ensinos que surgiam nas igrejas.
APOCALIPSE (Apocalipse, de João) O discípulo amado, chamado João, que escreveu o evangelho e o livro de Apocalipse. Este livro foi escrito para encorajar os cristãos que estavam sendo perseguidos e para firmá-los na confiança de que Deus cuidará deles. Usando símbolos e visões, o escritor ilustra o triunfo do bem sobre o mal e a criação de uma nova terra e um novo céu. Segundo a tradição, João foi jogado em um caldeirão com azeite fervendo por ordem do imperador Domiciano. Mas Deus preservou sua vida, sendo então exilado na ilha de Patmos, de onde recebeu as visões proféticas contidas neste livro.
(Comentários do David: O Apocalipse quem escreveu foi João Evangelista, ou seja, João, irmão de Tiago, o mesmo que imaginamos ser ele a quem Jesus por duas vezes disse: que importa que ele fique até que eu retorne. Segundo alguns estudiosos da Bíblia, ele não morreu, foi elevado ao céu por Jesus. Ele viveu até 94 anos, mais ou menos. Ele foi preso na ilha de Patmos, segundo os historiadores, Jesus já havia sido crucificado. Quando recebeu anistia, foi transferido para Éfeso, onde escreveu mais três Epístolas que estão no Evangelho. Pelas mensagens de Humano, João Evangelista, é o mesmo João, irmão de Tiago, o qual foi um dos 12 discípulos de Jesus. Conforme as Mensagens de Humano, Francisco Salmeron Lopes – Paco é o mesmo espírito de João Evangelista.
João Evangelista recebeu o Apocalipse de Jesus e João Batista, depois que estes dois já haviam sido desencarnados, da mesma maneira que Humano recebeu as mensagens de Jesus, ouvindo suas vozes ou também viajando com eles espiritualmente.
Contando a partir do ano 33, ano da morte de Jesus, João Evangelista quando estava mais ou menos com 70 anos começou receber e escrever as mensagens de Jesus e João Batista e foi até aos 80 anos. Ele viveu até 94 anos, mais ou menos.
Obs.: A Ilha de Patmos fica no Mar Egeu, aproximadamente 3.900 km de Jerusalém.)
A Bíblia responde a pergunta sobre quem foram os 12 apóstolos de Jesus em três passagens diferentes: Mateus 10:2-4, Marcos 3:16-19 e Lucas 6:13-16. Utilizando como base o texto do Evangelho de Mateus, temos os seguintes nomes:
- Simão, chamado Pedro irmão de André (o apóstolo Pedro).
- André(irmão de Pedro).
- Tiago, filho de Zebedeu.
- João, irmão de Tiago filho do Zebedeu (o apóstolo João).
- Filipe(não confundir com o Filipe evangelista citado no livro de Atos).
- Bartolomeu(também chamado de Natanael).
- Tomé(também chamado de Dídimo).
- Mateus, o publicano(também chamado de Levi).
- Tiago, filho de Alfeu.
- Judas, também chamado Lebeu (ou Judas Tadeu).
- Simão, o zelote.
- Judas Iscariotes(aquele que traiu Jesus).
Obs.: Comentário do David: João Batista foi também discípulo de Jesus, auxiliando-o para formar o Primeiro Ministério. Com a sua morte, por importância espiritual, deve ter sido substituído por Pedro.
(Comentários do David: Todos os Apóstolos de Jesus escreveram e relataram suas passagens, mas segundo informações de discípulos de Humano, foi o apóstolo Lucas quem juntou e organizou todas as escritas, inclusive as escritas, dos discípulos de Paulo, sendo o evangelho finalizado e concluído em Roma pela igreja Católica, portanto provavelmente algumas passagens ficaram de fora do evangelho e outras ocorreram algumas divergências em suas traduções finais.)
SEGUE ABAIXO A LISTA DOS APÓSTOLOS E A IDADE QUE TINHAM QUANDO JESUS OS CHAMOU:
- Simão, denominado Pedro: 30 anos (o chefe do grupo)
- André, seu irmão: 33 anos (é considerado o apóstolo mais velho do grupo).
- Tiago: 30 anos , filho de Zebedeu.
- João, seu irmão: 24 anos (considerado o apóstolo mais novo do grupo)
- Felipe : 30 anos
- Bartalomeu: 25 anos (considerado como Natanael)
- Tomé: 29 anos (o incrédulo)
- Mateus: 31 anos (o cobrador de impostos)
- Tiago: 26 anos (filho de Alfeu)
- Tadeu: 26 anos
- Simão: 28 anos (o zelote)
- Judas Iscariotes: 30 anos (o traidor)
ALGUMAS FONTES INDICAM COMO E ONDE MORRERAM OS APÓSTOLOS:
1 – Pedro: Segundo a tradição, foi crucificado de cabeça para baixo em Roma.
2 – André: Segundo a tradição, foi martirizado e morto na Grécia.
3 – Tiago: Filho de Zebedeu, morto por Herodes. Atos 12:1,2. O primeiro dos apóstolos a ser morto.
4 – João: Irmão de Tiago, lançado vivo num tacho de óleo fervente, mas nada sofreu, Deus o livrou como fez com os moços lançados na fornalha de fogo ardente. Depois foi exilado para a ilha de Patmos onde recebeu as Revelações do Apocalipse. Era o mais jovem dos discípulos, e foi o último deles a morrer, possivelmente em Éfeso, de morte natural.
5 – Felipe: De acordo com “Genealogias dos Apóstolos”, morreu de morte natural.
6 – Bartolomeu: Segundo a tradição, foi posto vivo num saco e lançado no mar.
7 – Tomé: Segundo a tradição, trabalhou na Índia e aí foi martirizado e morto.
8 – Mateus: Segundo a tradição, morreu de morte natural na Etiópia ou na Macedônia.
9 – Tiago: Filho de Alfeu, um livro do seu tempo relata que ele foi apedrejado pelos judeus, em Jerusalém, por pregar Cristo.
10 – Tadeu: Sabe-se apenas que foi sepultado em Beirute, ou no Egito.
11 – Simão: O Zelote, segundo uma tradição, trabalhou no norte da África e sofreu martírio na Palestina durante o reinado de Domiciano, perseguidor dos cristãos.
12 – Judas: Enforcou-se após trair Jesus. S. Mateus 27:3-5.
Poderíamos ainda acrescentar:
Paulo, que não esteve entre os doze, mas foi chamado para ser apóstolo
pessoalmente por Jesus: Foi decapitado próximo de Roma, segundo a
tradição.
João Batista morreu aos 30 anos, profeta teve cabeça cortada por Herodes, a pedido de sua filha Salomé.
João Evangelista, Segundo alguns estudiosos da Bíblia, ele não morreu, foi elevado ao céu por Jesus. Ele viveu até 94 anos.
(ESTE TRABALHO FOI REALIZADO PELA IRMANDADE DO PURO CRISTIANISMO, MEDIANTE PESQUISAS REALIZADAS E COLETADAS EM EVANGELHOS E NA INTERNET, BEM COMO COM A COMPLEMENTAÇÃO DE ORIENTAÇÕES DE HUMANO CONSOLADOR, O TERCEIRO REVELADOR E ESTUDOS E INFORMAÇÕES DOS IRMÃOS DAVID E ADEMIR)
BAIRRO RURAL DE DUAS BARRAS, NOVA JERUSALÉM, BIRIGUI, SÃO PAULO, BRASIL.
OUTUBRO DE 2020.
Voltar à Página Inicial
